Benejúzar Município Vega Baja / cidade próxima de Orihuela | Valencia



Benejúzar é um município que é atravessado de oeste a este pelo rio Segura. Como resultado das obras de esgotos, foram liberados os antigos meandros que se converteram nos Sotos do Rio Segura .

Este município encontra-se num local natural privilegiado do concelho, rodeado de montanhas com exuberantes pinhais, com uma flora e uma fauna autóctone única nestas latitudes e com rotas geológicas e meio-ambientais.

Em Benejúzar propomos-te que visites alguns dos seus locais de interesse que são os seguintes:

Igreja de Nossa Senhora del Rosario
De planta rectangular com duas torres diferentes à sua entrada, esta igreja foi construída no ano de 1831 e domina a praça de Espanha de Benejúzar com a sua imponência.

Edifício do Ayuntamiento ( câmara municipal )
Este edifício foi inaugurado no ano de 1988 e está dividido por dois andares, a andar térreo e o andar superior onde se encontra o arquivo municipal com documentos que datam do ano de 1630 altura em que este município começou o seu desenvolvimento. Neste edifício localizam-se algumas das principais repartições municipais assim como a sala de exposições " Pinohermoso " onde se realizam diferentes exposições ao longo do ano. Junto a esta sala de exposições encontram-se também o salão de Plenos onde se encontra o escudo original do antigo palácio de Los Rosell que foram os fundadores de Benejúzar. No que diz respeito ao exterior do edifício podemos destacar o mural existente na sua fachada, que representa o terremoto que assolou Benejúzar no ano de 1829 e que veio a definir a sua actual configuração e estrutura. Esta fascinante obra é da autoria de D. Francisco Pérez Rubio que era um conhecido pintor local.

Auditório Municipal " José Aparicio Peiró
Este auditório foi inaugurado em Maio de 1995 e têm o nome do director da banda municipal. No que diz respeito à sua construção, este edifício foi desenhado como um edifício ligeiro e transparente que não interfere com a simplicidade da praça e está em consonância com o edifício mais próximo que é a igreja, daí a utilização de mármore branco na sua fachada.

Santuário em honra da Virgem del Pilar
Este santuário começou por ser uma ermida no ano de 1941 e a sua construção foi feita em tempo record em apenas uma semana.
1943 foi o ano de construção da nova ermida que viria a ser convertida num santuário no ano de 1980 num simples mas muito valorizado acto que teve lugar no primeiro Domingo do Mês de Maio. Este santuário celebra com solenidade o Santo Ano Mariano. No dia 7 de Junho o bispo da diocese declara o santuário de Nossa Senhora Del Pilar de Benejúzar apto para poder celebrar o Jubileu. Durante todo o ano são inúmeras as pessoas que visitam este santuário recebendo muitas concentrações de jovens e adultos que vêm até aqui como peregrinos. O número de visitantes já ascende a mais de 20.000 pessoas.

Serra de Benejúzar
É o património mais significativo de Benejúzar. A zona mais montanhosa do término municipal está situado a sul e geomorficamente corresponde ao anticlínio de Benejúzar. As alturas máximas encontram-se em " Alto de la Escotera " com 195 metros de altura, em " Cabezo de los Mozos " a 168 metros e em " Cabeço Redondo com 166 metros. Todos estes picos formam uma importante zona paisagística onde se pode avistar praticamente toda a Vega Baja. No entanto as suas vertentes não são muito íngremes o que permite a prática de caminhadas, especialmente na iniciação deste desporto ou para ser levado a cabo por pessoas com mais idade ou por jovens. No entanto podem ser alcançados declives com 25.60%. Devemos destacar as instalações de recente criação da zona de lazer e acampamento " La Pilarica " que conta com um albergue, uma zona de acampamento, zona recreativa, aulas de natureza e parque de merendas com barbeque.

Festas: Informação

Abril e Maio: Primavera Cultural . Embora todo o ano exista uma ampla oferta de eventos culturais, é durante os meses de Abril e Maio que se realiza o evento primavera cultural. Trata-se de um evento que conta com uma rica e variada programação repleta de espectáculos com actuações ao vivo, teatro, concertos, exposições e muitas mais actividades dirigidas principalmente aos habitantes de Benejúzar.

Maio e Junho: Festas populares dos Mouros e Cristãos . Estas festas realizam-se em honra da Santíssima Virgem del Rosario e são celebradas em finais do mês de Maio ou em princípio do mês de Junho ( coincidindo com o Corpus Christi ). Durante estes dias de festa realizam-se procissões e vistosos desfiles com trajes de Mouros e Cristãos. Na praça de Espanha têm lugar a simulação de uma batalha entre Mouros e Cristãos que envolve todos os espectadores num ambiente do passado.

Outubro: Romaria de " La Pilarica " . Trata-se de uma romaria que se celebra desde o dia 12 de Outubro do ano de 1939 e que conta com uma grande popularidade por entre os habitantes desta localidade. Ao amanhecer têm lugar a saída da Virgem do templo ao mesmo tempo em que são lançados balões coloridos para o ar e são gritados " vivas " e se escutam cânticos que dão as boas vindas á Santa. A romaria de seguida parte em direcção ao santuário acompanhada por carroças num ambiente de grande tradição. No Santuário celebra-se então uma missa. Depois da celebração os participantes vão para o campo onde passam a tarde a comer e regressam ao final da tarde.

Dezembro e Janeiro: Programação de Natal . Ao longo do período de férias dos mais pequenos, durante o mês de Dezembro e até ao mês de Janeiro, a câmara municipal de Benejúzar promove diversas actividades dirigidas aos mais novos. Actividades como festas infantis, work-shops ou sessões de cinema. Também os restantes habitantes de Benejúzar podem contar com diversas actividades como festa de boas vindas ao Natal com o acender das luzes de natal da povoação, inauguração de presépios, concertos de natal, etc...

Janeiro: Feira Anual . A feira anual celebra-se no início de cada ano. É uma iniciativa que procura impulsionar o associativismo e fomentar o município a um nível turístico e comercial. Esta feira conta com bancas de artesanato, feira medieval, saldos, bancas gastronómicas com tascas, entre outras...

Benejúzar situa-se junto do rio Segura na comarca de Vega Baja e está à espera da tua visita! Não te irás arrepender.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Benejúzar Município Vega Baja / cidade próxima de Orihuela para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

Morada: Plaza de España nº 1, 03390 Benejúzar, España

Telefone/Fax: 965 356 150

Url:

455Visitas

Mapa

Características

  • Zona

More offers